7 Mitos sobre alimentação desmistificados por nutricionistas

Ao longo do tempo alguns mitos à volta da alimentação vão sendo questionados e eventualmente desmistificados, por especialistas. Conhece alguns.

Mito: Comer 5 frutas/vegetais por dia

Apesar de ser um bom hábito, a nutricionista Megan Rossi explicou à Real Simple que é melhor ter uma alimentação mais variada. A sua sugestão é que se coma 30 tipos diferentes de alimentos dos grupos vegetais – fruta, vegetais, leguminosas, nozes, sementes e ervas aromáticas.

Mito: Detox para limpar o sistema

Megan Rossi diz que o nosso corpo funciona bem sem sumos ou suplementos detox. A especialista recomenda uma desintoxicação natural, como manter uma dieta equilibrada e variada, rica em fibras.

Mito: Eliminar os carboidratos

Geralmente, os carboidratos estão associados ao aumento de peso o que faz com que muitas pessoas cortem em alimentos benéficos para a saúde, quando apenas se devia cortar carboidratos refinados como a farinha ou açúcar brancos. Como se pode ler na mesma revista, a dietista Abbie Gellman aconselha a concentrar a dieta em alimentos ricos em carboidratos complexos como fruta, vegetais, legumes, arroz integral e leguminosas.

Mito: Escolha alimentos com baixo teor de gordura

Abbie Gellman alerta para este mito porque há muitas gorduras que são saudáveis, basta saber que tipo de gordura devemos consumir e em que quantidade. O truque é optar por “gorduras saudáveis” que promovam saciedade e adicionem sabor às refeições como azeite, abacate e nozes.

Mito: Carne vermelha deve ser a base das alimentações

Deve ser consumida moderadamente já que o seu consumo está associado ao risco de várias doenças, nomeadamente cardiovasculares. O consumo de vegetais, frutas ou leguminosas deve ser feito com mais regularidade.

Mito: Beber leite para ter ossos fortes

A médica Olivia Audrey também revelou à revista que há pesquisas que confirmam que adultos não possuem enzimas necessárias para digerir adequadamente o leite de vaca e os seus derivados, o que pode causar menor imunidade. Para além de que, segundo o Atlas da Saúde, o leite não é a maior fonte de cálcio, há vegetais com mais cálcio.

Mito: Comida vegetariana emagrece

A comida vegetariana não emagrece porque a perda de peso acontece quando há uma redução de calorias consumidas, como explicam nutricionistas do blog Tua Saúde.  Apesar de ser mais rico em vegetais, também pode haver o consumo excessivo de gorduras.