Afinal, podemos ou não prevenir o hálito matinal?


É algo bastante comum, e sim, é possível prevenir.

O mau hálito matinal é um fenómeno comum (a menos que seja grave e constante) e acontece depois de várias horas de sono porque durante o sono a quantidade de fluxo de saliva reduz e o pH da boca fica mais ácido e esta situação provoca que a concentração de microorganismos nesse ambiente seja favorecida, o que causa o mau hálito – explica o cirurgião-dentista Johnathan Marcondes no site Sorrisologia.

O dentista deixa também algumas dicas para acabar com o mau hálito de manhã:

– Escovar os dentes e usar fio dentário antes de dormir, porque a higiene bucal adequada é o ponto essencial de combate ao mau hálito. Depois de cada refeição também o devemos fazer para eliminar o cheiro causado por bactérias.

– Limpar a língua é um passo importante. Pelo menos uma vez por dia, devemos fazê-lo para remover a placa bacteriana, que contribui para o mau hálito.

– Ser assíduo no dentista. Segundo Johnathan, devemos visitar um dentista de 6 em 6 meses, para sermos bem vigiados e para que sejam feitas limpezas que ajudam a remover a placa bacteriana dos dentes e língua e diminuem a hipótese de mau hálito.

– Usar um elixir oral e preferivelmente sem álcool. É um complemento excelente para a higiene oral, no entanto, devemos optar por produtos sem álcool porque estes secam a boca, favorecendo o aparecimento de bactérias.