As alergias mais comuns nas crianças – das respiratórias às alimentares

O Womanlife falou com a imunoalergologista Sofia Luz sobre alergias.

As alergias são cada vez mais comuns em crianças. Uma em cada três sofre ou sofrerá de doença alérgica na sua vida, com uma incidência cada vez mais nos países desenvolvidos.

Sofia Luz, imunoalergologista, falou com o Womanlife e explicou como é fundamental os pais reconhecerem os sintomas da doença alérgica – respiratória e alimentar, para ser possível efetuar o diagnóstico e tratar atempadamente. “Muitas pessoas apresentam sintomas de alergia há vários anos, mas não os valorizam. Vão vivendo assim… até afetar a qualidade de vida, perturbar o sono, dar absentismo escolar e no trabalho.

Em termos de alergias respiratórias, quais são as diferentes manifestações?

“Temos a rinite alérgica, que causa obstrução nasal, pingar do nariz, espirrar, comichão nasal; a asma alérgica cujos sintomas são tosse seca recorrente, pieira audível, dificuldade a respirar; a conjuntivite alérgica, caracterizada por olho vermelho, lacrimejo e comichão ocular; o eczema atópico, que causa pele seca, descamativa, com zonas vermelhas que podem abrir feridas e que dá bastante comichão.”

As alergias respiratórias são causadas, em grande parte, pelos ácaros domésticos ou por pólens que surgem no ar a partir de março. “Deve sempre ter em conta que uma rinite não controlada facilita o aparecimento de Asma”, alerta Sofia Luz.

Mas, por norma, é a alergia alimentar que mais preocupa os pais, sobretudo quando os seus bebés começam a introduzir novos alimentos. “Os sintomas mais comuns na alergia alimentar ligeira a moderada são borbulhas com comichão (urticária), inchaço da pele (angioedema), dores abdominais, vómitos e diarreia,” explica a especialista.

Quanto à alergia alimentar mais grave, “os sintomas podem levar à dificuldade respiratória, sensação de aperto da garganta, à baixa da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, perda de consciência e morte. A alergia alimentar pode afetar cerca de 8% das crianças.”

TOP 8 de alimentos que mais frequentemente são responsáveis por alergia alimentar:

– Leite

– Ovo

– Trigo

– Peixe

– Soja

– Frutos secos

– Amendoim

– Marisco