As poderosas mensagens dos vestidos de Chiara Ferragni

‘O vestido manifesto’ e ‘O vestido sem vergonha’ são algumas das peças que a influencer e designer italiana lançou.

Chiara Ferragni é a co-apresentadora do Sanremo Festival 2023, um concurso de música de televisão. Como designer e influencer de moda, houve uma grande antecipação para os looks que ia eleger para o evento.

Ferragni surpreendeu com quatro vestidos com mensagens de empoderamento feminino – “Sentimos a necessidade de trazer ao palco mais popular de Itália uma mensagem social, mesmo através da moda.”

La Gabbia/A Gaiola

“O objetivo deste vestido é libertar as novas gerações dos estereótipos de género em que as mulheres muitas vezes se sentem enjauladas. (…) Este vestido representa a esperança de quebrar as convenções impostas pelo patriarcado. A esperança que colocamos nas meninas jovens de hoje que serão as mulheres de amanhã. Este é o desejo que uma mãe faz à sua filha: que ela possa finalmente gritar ‘Vitória!’.”

Il vestito senza vergogna/O vestido sem vergonha

“O objetivo por detrás deste ‘look’ é chamar à atenção para os direitos das mulheres e dos seus corpos. E como o descartar do corpo feminino pelas mesmas mulheres ainda é, infelizmente, discutida e até considerada questionável. (…) O vestido nude reproduz o corpo de Chiara Ferragni livre da vergonha que sempre foi imposta às mulheres, a começar por Eva, a primeira mulher na história persuadida a sentir vergonha. (…) Este é o corpo de todas as mulheres.”

L’abito contro l’odio/Vestir-se contra o ódio

“Com este vestido trazemos para o palco do teatro Ariston algumas das críticas dirigidas a Chiara relativamente à sua aparência, ao seu corpo e, sobretudo, à sua liberdade de sentir uma mulher que não seja mãe. As frases de desdém bordadas com pérolas negras são os verdadeiros insultos que todos os dias odeiam dirigir-se às fotos que ela publica no Instagram. (…) A @mariagraziachiuri teve a ideia de bordar estas palavras PRETAS num peplos BRANCO como se o vestido fosse a página de um livro que narra o desdém infrutífero contra o qual precisamos de lutar todos os dias.”

Il vestito manifesto/ O vestido manifesto

“O resultado é um vestido de corola de seda preta inspirado na tradição da Dior que se integra no manifesto bordado com a expressão “Pensati libera”, que se traduz em “Pensa livremente”. As palavras simples, mas tão fortes provêm do trabalho de Claire Fontaine e esperamos que possam inspirar todas as mulheres a sentirem-se livres para se libertarem do papel que lhes foi imposto pela sociedade. (…) “Pensati libera” é dedicada a todas as mulheres que desejam simplesmente ser elas próprias sem serem julgadas.