Cabelo oleoso: como evitá-lo

Dos produtos de cosmética à alimentação: descobre como evitar o cabelo oleoso.

Ter um cabelo mais propício a ficar oleoso, é um problema que começa no couro cabeludo. Embora possamos pensar que este aconteça somente de forma natural, a verdade é que há fatores externos a ter em conta.

Apesar do cabelo oleoso poder ser um problema genético, a conceituada marca de produtos capilares Schwarzkopf, explica que hábitos de alimentação pouco saudáveis, medicação, pouco cuidado com o cabelo, stress, estar constantemente a tocar no cabelo, alterações hormonais e até o próprio clima são fatores que promovem cabelo oleoso.

Alguns conselhos que a especialista em cuidado capilar nos oferece são:

Lavar o cabelo frequentemente. A Schwarzkopf afirma que um cabelo propício a oleosidade deve ser lavado várias vezes. Ao contrário do que possamos acreditar, que lavagens frequentes possam piorar a oleosidade, a marca diz que “não existem bases para sustentar este facto. O contrário é verdade.”

Escolher bem os produtos e evitar muitos ingredientes. Como por exemplo, devemos optar por champôs com aspeto translucido e evitar os de consistência cremosa. Podemos também recorrer, esporadicamente a produtos específicos para remover o excesso de oleosidade no cabelo, muitas vezes encontrados em farmácias. Para além de produtos, as algas marinhas, plantas de alecrim, urtigas, camomila e salva ajudam a regular a produção de oleosidade e a apaziguar o couro cabeludo.

Lavar o cabelo de manhã. Devemos lavar o cabelo logo quando começamos o dia porque as glândulas sebáceas estão mais ativas durante a noite, explica a Schwarzkopf.

Por fim, quando tens o cabelo oleoso, deves evitar expor o cabelo a água quente porque irrita o couro cabeludo oleoso e produz ainda mais oleosidade. Também devemos evitar usar muito o secador de cabelo, tranças apertadas ou usar chapéus. Finalmente, se pudermos, devemos optar por usar um pente em vez de uma escova, porque esta pode distribuir a oleosidade da raiz até às pontas.