Arrancou ontem a Volta a Portugal feminina e a vencedora da primeira etapa da prova foi a atleta britânica Danielle Shrosbree. Veja o que vai acontecer hoje na corrida.
A primeira etapa da prova da Volta a Portugal feminina, de Cacilhas a Setúbal, de 81,5 quilómetros foi ganha por Danielle Shrosbree (Team LDN/Brother UK). A vencedora recebeu o prémio Oceana Zarco, em homenagem à atleta setubalense que deu cartas no ciclismo nos anos 1920 e que simboliza as mulheres que construíram a história do ciclismo em Portugal.
O segundo lugar foi para uma ciclista da mesma equipa de Danielle, Lucy Lee, e Raquel Queirós (Velo Performance/JS Campinense) alcançou o terceiro lugar, sendo a melhor ciclista portuguesa.
“Cheguei a esta etapa depois do Mundial de XCO. Hoje foi apenas a primeira etapa. Senti-me bastante bem. Apesar de não ter muitas subidas, esta etapa fez-se muito dura. Estou feliz com as minhas sensações hoje. Os meus objetivos para esta Volta ainda não
são bem claros, vamos ver o que poderei conseguir fazer, porque não sei ainda muito bem como as pernas irão reagir”, disse Raquel Queirós à Federação Portuguesa de Ciclismo.
Na reta final da corrida, na disputa ao sprint, destacaram-se 8 ciclistas. Entre as atletas estavam Raquel Queirós e um pelotão de outras três portuguesas – Vera Vilaça (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) e as juniores Beatriz Pereira (Bairrada) e Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls).
A corrida decorreu com grande simbolismo, recriando a primeira Volta a Portugal feita por ciclistas masculinos, em 1927.
Hoje, a segunda etapa inicia-se em Mafra às 14h00 e vai até Loures, um percurso de 72 quilómetros.
Danielle Shrosbree Raquel Queirós