Exercícios que podes fazer quando estás menstruada (e que até atenuam as dores)

O exercício físico diminui a inflamação, melhora o fluxo sanguíneo e promove energia.


Comecemos por conhecer as nossas limitações e níveis de conforto. Ou seja, devemos escolher exercícios que já estejamos familiarizadas e que gostemos. Não precisam, nem devem, ser treinos de alta intensidade – talvez caminhadas, yoga ou até dançar. O mais difícil é começar, mas focar-nos no que o exercício nos vai beneficiar pode ser um fator de motivação.

Apesar de ser aconselhado, todas as experiências são diferentes, se não estiveres confortável, é importante que pares ou reduzas a intensidade do exercício. Aqui estão algumas sugestões de exercícios para fazer durante o período:


• Corrida, caminhada ou outro tipo de cardio leve: Manter o exercício cardiovascular a uma intensidade mais baixa ou numa menor quantidade pode ser benéfico. Podemos até pensar numa corrida, se for adequada à pessoa e for numa intensidade moderada.

• Treino de baixa intensidade de força: Durante o período menstrual, existe um potencial aumento de força durante este tempo, pelo que, aproveitá-lo tem boas consequências. Ou seja, alguns exercícios de musculação são uma boa ideia.

• Yoga e Pilates: Ambas estas práticas podem contribuir para o relaxamento do corpo e potencialmente reduzir sintomas de cólicas, sensibilidade mamária e fadiga muscular. É de evitar as chamadas posições invertidas.