‘Fan Villages’ para o Mundial no Qatar: poucas condições geram críticas dos adeptos

Tendas sem ar condicionado e água acastanhada – são estas as críticas vindas dos adeptos que estão hospedados nestas vilas no Qatar.

O Campeonato do Mundo no Qatar arrancou no domingo, dia 20 de novembro, e além da polémica de direitos humanos, surgem agora relatos de acomodações sem condições para os adeptos de futebol hospedados no país do Médio Oriente.

As ‘Fan Villages’, foram a solução da organização do Campeonato do Mundo para os adeptos que não fiquem hospedados em hotéis. Estas vilas têm vários estilos de acomodações, desde caravanas, tendas e contentores, com preços que começam nos 110€ no caso das caravanas, e nos 200€ para as tendas e contentores.

Ao que parece, o que é prometido no site do Campeonato de Futebol não corresponde à realidade, segundo testemunhos de adeptos que viajaram até ao Qatar.

O que pareciam suítes luxuosas e bastante equipadas, são, até agora, tendas pequenas, vazias e algumas sem ar condicionado.

A BBC Sport documentou as condições de uma das Fan Villages, a Qetaifan Island, falando com alguns adeptos.

Os adeptos explicam que tendas não estão preparadas para o tempo quente que se faz sentir no país, tendo algumas apenas uma pequena ventoinha. Fatima, uma adepta do México, explica que a água da torneira é acastanhada: “lavei os dentes com a minha garrafa de água”.

A peça da BBC mostra também que a infraestrutura para suportar um evento desta magnitude no país ainda não está completamente terminada. Ainda há obras a decorrer, especialmente nas Fan Villages.