Fibras solúveis e insolúveis: como impactam a saúde intestinal e que alimentos as contêm

Descobre o que são estas fibras e como incluí-las na tua dieta.

A fibra é um carboidrato indispensável ao nosso organismo e saúde intestinal e um componente alimentar. Existem dois tipos de fibra: a solúvel e a insolúvel. As fibras solúveis absorvem água e as insolúveis não, logo, passam pelo estômago sem sofrer alterações.

Como a fibra solúvel absorve a água, acaba por se dissolver numa espécie de gel que aumenta a viscosidade dos alimentos no estômago e proporciona uma sensação de saciedade maior. Esta fibra evita problemas de hemorroidas, reduz os níveis do colesterol prejudicial e ajuda a controlar a glicemia.

Já a insolúvel, mantém-se intacta durante todo o trato gastrointestinal e as suas principais funções são aumentar o volume das fezes e prevenir a obstipação, ou seja, o bom funcionamento do intestino. Esta fibra está ligada à prevenção de doenças como cancro no intestino. Se bem que é também a fibra insolúvel que pode ser mais difícil de digerir e que resulta na sensação de estômago inchado.

Estas duas fibras mantêm o equilíbrio saudável do nosso corpo e, como tal, devem ser consumidas de forma moderada. A recomendação da Direção Geral da Saúde é de 25g diárias para usufruir da sua ação benéfica.

Descobre alguns alimentos saudáveis e ricos nestas fibras:

AMBAS AS FIBRAS:

FIBRAS SOLÚVEIS:

FIBRAS INSOLÚVEIS: