H&M, ASOS e Nike suspendem as vendas na Rússia

Como forma de apoio à Ucrânia, as marcas suspenderam temporariamente as vendas na Rússia.

Também o mundo da moda está solidário com a Ucrânia e marcas como a H&M, ASOS e Nike já suspenderam as vendas na Rússia.

A H&M lançou um comunicado em que avançou a intenção de suspender temporariamente as vendas na Rússia para “apoiar todas as pessoas que estão a sofrer”.

Já a Asos disse ao jornal The Independent “A prioridade de Asos é a segurança dos seus colegas e parceiros na Ucrânia e na Rússia. (…) Contra o pano de fundo da guerra, a Asos decidiu que não é prático nem correto continuar a negociar na Rússia e, por conseguinte, suspendeu hoje as nossas operações naquele país. Os nossos pensamentos estão com o povo da Ucrânia e todos os afetados na região”.

Também a Nike parou de fazer vendas online na Rússia. Não fez qualquer comentário, mas ao tentar fazer uma encomenda para a Rússia, aparece uma mensagem automática que diz que a marca “não consegue garantir a entrega dos produtos”.

A iniciativa da Nike foi elogiada no Twitter por um membro do parlamento ucraniano, Lesia Vsylenko, dizendo que é um bom exemplo de como instituições privadas podem impor sanções à Rússia.

Também outras marcas de outros setores têm impondo este tipo de limitações à Rússia, face à guerra que está a decorrer com a Ucrânia.