“Mercardo dos Santos”: A organização solidária que nasceu de um grupo de amigos

O Womanlife falou com a Mercado dos Santos, que nos explicou tudo sobre o seu projeto, que ajuda famílias e causas, maioritariamente na zona do Porto, mas também em Barcelos, Ribeira de Pena e Midões, por exemplo.

Quantas famílias é que ajudam?

Neste momento, cerca de 105 famílias.

Quando surgiu este projeto e qual é a sua história?

O Mercado existe nos nossos corações quase desde sempre, já fazíamos iniciativas antes, em grupo de amigos, depois em 2012 decidimos juntar-nos e desenvolver iniciativas que começaram por ser de apoio a pessoas e crianças doentes, para realização de tratamentos, ou recolhas de sangue e medula. Com a crise começamos a prestar apoio em termos de alimentos, roupa e calçado. Fizemos um apoio muito direto, no terreno, às vítimas dos incêndios de Midões, juntos com duas empresas apoiamos nas cheias de Moçambique, com entrega também no terreno aos locais e com a pandemia alargamos a ajuda de 11 para 105 famílias.

Onde trabalham para a recolha de alimentos e outros bens essenciais?

Recebemos as ajudas na Scholé em Matosinhos, que nos cede espaço e braços e que funciona como nosso centro de recolha e distribuição e o primeiro local da divulgação, a Scholé dá sempre o primeiro mote das campanhas de recolha.

O que costumam pedir que seja doado?

Pedimos tudo, depois face às falhas pedimos focado no que não temos, como foi o caso deste cartaz que está direcionado para o Dia da Criança que queremos ser um dia muito feliz e doce para todos.

dia da criança
Ação Dia da Criança, Mercado dos Santoscréditos: Mercado dos Santos

Como apoiar?

  • Entregar bens na Scholé, em Matosinhos, na Rua do Godinho 618, de segunda a sábado, das 10h00 às 17h00;
  • Doar para o IBAN: PT50 0018 2190 0233 6413 0207 8.

Como estar a par das ações?