Noites mal dormidas? A Aromaterapia pode ser a solução

Hoje é o Dia Mundial do Sono, um hábito fundamental para recuperar dos desafios do dia a dia, restabelecer energia e recarregarmos ‘baterias’ para o dia seguinte.

Todos nós, em algum momento das nossas vidas, já tivemos noites complicadas. Seja por estarmos ansiosos e revermos todo o nosso dia, seja por antevermos o dia seguinte, ou, simplesmente por as crianças darem aquilo a que nós pais chamamos de ‘más noites’.

Segundo um estudo realizado pela Fundação do Sono – National Sleep Foundation – o número de horas de sono varia consoante a idade. Se pensarmos nos bebés, este estudo indica entre 14 a 18 horas sono para garantir que o crescimento e desenvolvimento sejam os mais adequados. Por outro lado, se pensarmos em adultos, em média, são recomendadas 7 a 8 horas.

A verdade é que por mais recomendações como a de ‘desligar do mundo digital’ duas horas antes de ir para a cama, não beber bebidas alcoólicas ou ter boas rotinas de sono, há momentos em que precisamos de ajuda para conseguir relaxar e desligar.

Como é que óleos essenciais podem ajudar?

A Lavanda (Lavandula angustifólia) é uma das plantas com mais aplicabilidades e cujo aroma é do agrado da maioria das pessoas. Vulgarmente denominada de Alfazema, esta planta aromática medicinal tem extraordinários benefícios na ansiedade, na promoção do bem-estar e também no tratamento das malfadadas insónias.

Devido à sua composição química, o Óleo Essencial de Lavanda (ou o hidrolato, numa escala significativamente menor) devido aos seus constituintes agem como um ‘gatilho neural’ produzindo efeitos sedativos e relaxantes. Uma dupla indispensável a uma boa noite de sono!

Como aplicar?

Antes de mais explicar que, quer optes por usar Óleo Essencial ou Hidrolato, desde que seja da mesma planta, os efeitos terapêuticos, serão exatamente os mesmos. O que irá variar é de facto a forma de aplicar.

Se optares por usar o Óleo Essencial, terás de recorrer a um difusor ultrassónico. Quando anoitecer e terminares as tuas tarefas diárias, ligas o difusor e, consoante os m2 do espaço, colocam-se 2 a 4 gotas de Óleo Essencial. Dia após dia vais ficar mais tranquila, confortável e sentir que está num ambiente propício a uma noite de sono relaxante e reconfortante.

Se optares por usar o Hidrolato, uma vez que já se encontra pronto a utilizar, basta pulverizar a almofada (2 a 3 vezes) e o próprio quarto.

Escolha segura

Atualmente, numa rápida pesquisa encontramos vários fármacos que prometem deixarmos de contar carneirinhos para adormecer. Muitas vezes medicamentos de síntese química que ajudam a dormir melhor, mas que deixam um rasto na nossa saúde.

A Aromaterapia dá soluções práticas, simples e com inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar. O tratamento das insónias é apenas uma das soluções que a Aromaterapia nos oferece.

Texto da autoria de: Liliana Santos, Psicopedagoga Clínica e Maitre-Aromaterapeuta Certificada em França. Fundadora do Instituto Português de Aromaterapia e da Pro Aromas