O exercício físico que precisas de fazer se passas horas sentada a trabalhar

Estar sentado durante longos períodos de tempo tem vários riscos de saúde associados. Vê como podes combatê-los.

Vidas ocupadas com pouca disponibilidade para a atividade física e a adoção do teletrabalho fez com que o sedentarismo passasse a ser um desafio maior. Estar mais tempo parado afeta, não só a saúde física, provocando dores musculares e doenças graves, como a saúde mental.

Além de que, está provado que algumas hormonas responsáveis pelo humor e bem-estar, como a endorfina, são libertadas e espalham-se pelo corpo quando fazemos exercício físico.

Um estudo publicado no British Journal of Medicine, explica a quantidade diária de exercício necessária (e completamente fazível) para reverter o impacto negativo de tantas horas sentadas. A publicação indica que 30 a 40 minutos de exercício moderado a intenso, todos os dias, reduz a associação entre o tempo sedentário e risco de morte.

Investe no tempo necessário para pôr em prática algum tipo de exercício com que te sintas confortável – quer seja uma corrida, um passeio rápido com o cão, andar de bicicleta, pôr música e dançar. Desde que seja algo que meta o coração a bater mais rapidamente, é ótimo. Se fizer suar um pouco, melhor ainda.

Estes dados vão de encontro às recomendações da Organização Mundial de Saúde, que estão publicadas no website da Direção Geral da Saúde. As recomendações para um adulto são de 150 minutos por semana, cerca de 21 minutos por dia, de atividade moderada. Ou, então, 75 minutos por semana, cerca de 10 minutos diariamente, de atividade intensa.

Se não conseguires cumprir os minutos de exercício diários deve, pelo menos, levantar-se com alguma frequência, a cada 30 minutos, para se esticar e dar uns passos. Ao longo do dia, deve espreguiçar-se para evitar dores musculares.