Óleo de coco: É benéfico ou não?

Pode ser utilizado na cozinha ou na rotina de beleza. Descobre tudo sobre este produto versátil.

O óleo de coco tem vários propósitos e por vezes pode estar relacionado a alguns mitos. Desmistificámos alguns:

Pode ser usado para cozinhar. Segundo a nutricionista entrevistada para a revista Madame Figaro, Maïa Baudelaire, o óleo de coco é melhor para cozinhar que o azeite. No entanto, a sua contribuição nutricional é baixa.

Pensa-se que o óleo de coco é rico em gorduras saturadas, logo, é prejudicial para a saúde. Não é totalmente correta esta informação, porque apesar de ser prejudicial quando consumido em grandes quantidades, se for usado de forma regulada, podemos fazê-lo.


Pensar que o óleo de coco limita o excesso de peso. É uma afirmação verdadeira porque, quando consumido em quantidades moderadas, não engorda, no entanto, não contribui para a perda de peso.


O óleo de coco também pode ajudar na nutrição da pele, no entanto, depende do nosso tipo de pele. Este produto amacia, restaura as células e hidrata a pele, no entanto, não é adequado para peles propícias a acne, mistas ou oleosas, deve ser utilizada somente em peles normais ou secas.


Para além da pele, pode ser benéfica no cuidado capilar. Esta, restaura a fibra capilar e hidrata o cabelo, no entanto, deve ser utilizada apenas uma vez por semana, antes da lavagem do cabelo.