Plantas que devemos evitar tocar porque podem provocar alergias

Além de alergias respiratórias, algumas plantas podem causar reações alérgicas na pele. Descobre quais

Com a chegada do bom tempo os passeios ao ar livre tornam-se mais comuns. Se durante os passeios vires alguma destas plantas, evita tocar nelas porque podem provar alergia na pele.

Hera venenosa e carvalho venenoso         

Têm um óleo que pode criar erupções cutâneas. Se suspeitarmos de algum contato devemos lavar de imediato a pele e a roupa.

Urtigas ou plantas com pequenos pelos   

Transportam vários agentes químicos que, em contato com a pele, podem criar urticária – inflamação, comichão, ardor e bolhas.

Catos 

Podem criar pequenas lesões com os espinhos. Na maioria dos casos, basta retirarmos com cuidado o espinho e desinfetarmos a zona afetada. Contudo, se decorrer uma inflamação ou aumentar a dor, o ideal é consultar um médico.

Monsteras ou Lírios-da-paz          

São plantas domésticas muito comuns, mas temos de ter cuidado com elas. As suas folhas e caules têm presentes cristais de oxalato de cálcio e, embora não irritem a pele das mãos, podem irritar os lábios, boca ou língua se tocarmos com as mãos a seguir.

Poinsétia       

A típica planta natalícia, também conhecida em Portugal como Manhã de Páscoa, pode ser perigosa para animais e pessoas quando ingerida. Também é irritante para a pele quando tocada. No entanto, não costuma passar de uma ligeira irritação. Se desenvolver alergia, consulte o médico.