Porque se deve comer wasabi com o sushi

O seu sabor picante e característico faz com que seja pouco desejado, mas há vários benefícios associados a este tempero.


O wasabi é uma raiz-forte, ou seja, picante, que é utilizada como planta medicinal para envenenamentos por ingestão de alimentos, daí ser servido com peixe cru – sushi e sashimi. Esta prática começou no século VIII e perdura até hoje.

Segundo a Health Line, o wasabi tem vários benefícios para a saúde nomeadamente: efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios; e evita a intoxicação alimentar por vírus, bactérias e parasitas.

Também se provou que promove a perda de peso e alguns estudos indicam que o wasabi inibe o crescimento de células gordas. Os ossos também saem beneficiados. Segundo diz outro estudo, o seu consumo ajuda na formação e conserva a saúde dos ossos.

Outra vantagem: promove a saúde cerebral. Uma investigação indica que o wasabi pode ter efeitos neuro-protetores e pode retardar distúrbios neurodegenerativos provocados por inflamações.

Para além de toda a investigação já feita no wasabi, vários sushiman aconselham que seja consumido sempre que se comer sushi – evita bactérias e os efeitos prejudiciais de larvas encontradas em peixe cru, por exemplo.