Porque sentimos a necessidade de andar quando estamos ao telefone?

Todos conhecem este comportamento, mesmo sem saber o porquê de acontecer.

Há um conforto em estar em movimento enquanto estamos ao telefone. Embora não haja muitos estudos sobre o assunto, especialistas explicam este fenómeno tão natural.

Christophe Haag, investigador de psicologia social e especialista em emoções, Jean-Jacques Temprado, professor no Instituto de Ciências do Movimento da Universidade de Aix-Marseille e Marion Luyat, professora de psicologia na Universidade de Lille revelaram à revista francesa Madame Figaro três razões para este comportamento.

Promove concentração

Está provado que o movimento promove a concentração, então, fazê-lo ao telefone permite-nos concentrar melhor durante uma conversa telefónica porque estimula o cérebro.

Alívio de carga emocional

Quando andamos, aliviamos carga emocional e por vezes em certas conversas esta ação pode ajudar a reduzir o stress. Quando uma conversa é mais tensa ficamos ansiosos e agitados, precisamos de dissimular o stress acumulado e fazemo-lo inconscientemente.

Empatia

Se estamos a falar com alguém e sentimos movimento do outro lado, o nosso cérebro vai querer acompanhar a pessoa com quem estamos a falar, empaticamente. Christophe Haag chama a isto de “contágio emocional”. Jean-Jacques Temprado acrescenta que quando duas pessoas conversam uma com a outra ao telefone, elas sincronizam inconscientemente as suas posturas e gestos.