Terramotos na Turquia e na Síria: como ajudar

Um terramoto de 7,8 na escala de Richter, e as réplicas intensas assolaram a Turquia e a Síria.

Na madrugada de 6 de fevereiro, segunda-feira, deram-se fortes sismos (o maior com uma magnitude de 7,8 na escala de Richter) que se fizeram sentir em vários países, e causaram uma grande destruição na Turquia e na Síria.

Milhares de edifícios ficaram destruídos, e, ao momento, há pelo menos 8600 mortos na Turquia e 2660 na Síria, segundo o Diário de Notícias. Há ainda um elevado número de pessoas desaparecidas, que se acredita estarem entre os escombros.

E aqui está como podes ajudar:

  • ACNUR (Agência da ONU para os refugiados) tem equipas nas regiões afetadas para ajudar, uma vez que as zonas junto ao epicentro dos terramotos são centros das operações humanitárias desta fundação. Podes fazer donativos através do site: Terramoto Turquia e Síria | Portugal com ACNUR (pacnur.org), ou por transferência bancária para o IBAN: PT50 0010 0000 59364360001 04.
  • Os Capacetes Brancos procuram sobreviventes e retiram os falecidos dos escombros dos edifícios caídos na Síria. É possível fazer donativos através do seu site: https://www.whitehelmets.org/en/.
  • O Crescente Vermelho turco é uma organização humanitária, federada com a Cruz Vermelha Internacional, que está no terreno com ajuda médica e alimentar, e com fornecimento de tendas e cobertores. É possível fazer donativos no site: https://www.kizilay.org.tr/Bagis ou através de transferência bancária, com os dados que a organização partilhou: