Um ano da morte de rainha Isabel II: as mensagens de homenagem da família real

:

Mensagens, homenagens e recordações. Assim foi o primeiro aniversário da morte de rainha Isabel II.

Foi a 8 de setembro de 2022 que rainha Isabel II, a monarca que reinou o Reino Unido durante 70 anos, faleceu aos 96 anos. Para marcar o primeiro aniversário da sua morte, a família real recorda-a com cerimónias e mensagens.

Os príncipes de Gales, Kate e William, visitaram a Catedral de São David, em Cardiff, no País de Gales, para uma breve cerimónia privada. Também o rei Carlos III e a rainha-consorte, Camilla, estiveram presentes numa cerimónia dedicada à rainha Isabel II na igreja Crathie Kirk, na Escócia.

Além das cerimónias religiosas, os membros da família real também fizeram homenagens à rainha através das redes sociais.

Rei Carlos III, filho da falecida rainha, deixa uma mensagem de áudio nas redes sociais oficiais da família real para assinalar a data – “Ao assinalar o primeiro aniversário da morte de Sua Majestade e da minha ascensão [ao trono], recordamos com grande afeto a sua longa vida, o seu serviço dedicado e tudo o que significou para tantos de nós. Estou profundamente grato, também, pelo amor e apoio demonstrados à minha mulher e a mim próprio durante este ano, enquanto damos o nosso melhor para estar ao serviço de todos vós.”

Os príncipes de Gales fizeram duas publicações para recordar rainha Isabel II. Numa delas, escreveram “Hoje relembramos a extraordinária vida e legado da Sua Majestade Rainha Isabel. Temos saudades suas.” Ao partilharem uma fotografia da cerimónia religiosa na qual estiveram presentes, escreveram “Um momento de reflexão na Catedral de São David para honrar Sua Majestade e tudo o que ela fez para as comunidades como esta pelo Reino Unido, pela Commonwealth e pelo mundo.”

Também príncipe Harry, apesar de afastado da família real, deixou uma mensagem à avó num discurso que deu na gala WellChild, na noite anterior ao aniversário da morte de rainha Isabel II. “Como sabem não pude estar presente nos prémios o ano passado, porque a minha avó faleceu. Como provavelmente também sabem, ela seria a primeira pessoa a insistir que eu viesse à mesma, para estar convosco, em vez de ir ter com ela. E é precisamente porque eu sei que um ano depois, ela ela está a olhar para todos nós, esta noite, feliz por estarmos juntos e por continuarmos a dar destaque a uma comunidade tão incrível.”