A vida de Rainha Isabel II: 96 anos de vida e 70 de reinado

A rainha viveu uma longa vida marcada pela sua coragem e dedicação à coroa.

A monarca faleceu a 8 de setembro aos 96 anos de idade e 70 anos de reinado, em Balmoral, na Escócia. Uma figura que fez parte da vida não só dos cidadãos do Reino Unido, mas um pouco por todo o mundo.

Relembramos a sua vida.

A Rainha inglesa nasceu às 2:40 da manhã do dia 21 de abril de 1926, os seus pais eram os Duques de York, que depois se tornaram o Rei George VI e Rainha Isabel (rainha-mãe).

Fotografia: Marcus Adams, 1928

Foi a primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor, sendo coroada a 2 de junho de 1953.

Não se esperava que Elizabeth reinasse. O seu tio era o primeiro filho do rei George V, no entanto, abdicou do trono inglês para casar com uma plebeia, Wallis Simpson. Assim, o pai de Elizabeth, Edward, teve de assumir o reinado. Quando faleceu, este papel passou para Elizabeth.

Foi rainha durante 70 anos, o reinado mais longo de uma monarca da história.

Durante o seu reinado, foi servida por 15 primeiros-ministros.

O apreço que tinha por cães não é nenhum segredo, mas a sua raça favorita eram os Corgi.

Era a única cidadã do Reino Unido autorizada a conduzir sem carta de condução.

A rainha tinha alguns hobbies incluindo equitação, corrida de pombos e ver futebol – era adepta do Arsenal.

A monarca, como outros membros da família real, não costumava andar com dinheiro – exceto aos domingos, para fazer doações quando ia à missa.

Rainha Isabel II conheceu o marido, o falecido príncipe Philip, quando tinha 13 anos, numa visita oficial à Britannia Royal Naval College. Philip tinha 18 anos. Mais tarde, e depois de trocarem várias cartas, Philip pediu a mão de Rainha Isabel ao seu pai.

Rainha Isabel e príncipe Philip tiveram um matrimónio de 74 anos.

O seu vestido de casamento tinha 10 mil pérolas importadas dos Estados Unidos da América.

Teve quatro filhos – (agora) Rei Carlos III, princesa Ana e os príncipes André e Eduardo.

Tinha doze bisnetos. Mas os mais presentes na sua vida eram George, Charlotte e Louis, filhos de Kate Middleton e príncipe William.

Apesar de ter visitado muitos países durante o seu reinado, não possuía um passaporte. Como todos os passaportes no Reino Unido eram emitidos em seu nome, a rainha não precisava de um.

Rainha Isabel II serviu no exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Esta fez parte do Serviço Territorial Auxiliar de Mulheres e treinou como motorista e mecânica.

Tinha seis residências reais – Palácio de Buckingham, Castelo de Windsor, Castelo de Balmoral, Casa de Sandringham, Palácio de Holyrood e Castelo de Hillsborough.

Nasceu em abril, mas celebrava o aniversário duas vezes por ano. O aniversário oficial era em junho, normalmente no segundo sábado do mês. Esta tradição começou no século 18, para evitar mau tempo durante as celebrações.