Morreu Paco Rabanne

O estilista e perfumista tinha 88 anos.

Francisco Rabaneda Cuervo, mais conhecido como Paco Rabanne, morreu esta sexta-feira, 3 de fevereiro. Foi um estilista espanhol que ficou conhecido não só pelas suas criações futurísticas na moda como na indústria perfumista.

A notícia da sua morte foi avançada pela Puig, proprietária da sua marca. No Instagram, a marca publicou uma fotografia de Paco com uma mensagem: “Entre as figuras de moda mais seminais do século XX, o seu legado continuará a ser uma constante fonte de inspiração. Estamos gratos ao Senhor Rabanne por ter estabelecido a nossa herança de vanguarda e definido um futuro de possibilidades ilimitadas.”, lê-se na publicação. A causa de morte ainda não foi divulgada.

Paco Rabanne nasceu a 18 de fevereiro de 1934 em Pasaia, Espanha. A sua mãe era costureira-chefe de Cristóbal Balenciaga (fundador da Balenciaga)  e o pai era oficial do exército republicano. O pai foi fuzilado pelas forças nacionalistas em 1939 e a família acaba por se exilar em França, e instalam-se em Morlaix.

O designer criou acessórios de alta-costura para marcas como Nina Ricci, Balenciaga, Givenchy e Pierre Cardin, até que, em 1966 apresentou a sua primeira coleção em Paris. Além do legado que deixa no mundo da moda, também desenvolveu uma marca de perfumes com o seu nome, também de grande sucesso.