O que é o yoga capilar e como fazê-lo

Todos conhecemos a forma de yoga mais convencional, no entanto, há várias vertentes para esta prática meditativa – como o yoga capilar, que traz vários benefícios ao nosso cabelo e ao nosso bem-estar.

Além das propriedades relaxantes provenientes do yoga, esta prática aplicada na cabeça pode proporcionar um crescimento mais rápido do cabelo e prevenir a sua queda.

Não precisamos de um tapete para o yoga capilar, basta utilizar os próprios dedos e a pedra Gua Sha na cabeça para estimular o fluxo sanguíneo e oxigenar o couro cabeludo.

A especialista e pioneira do yoga facial em Espanha, Diana Bordón, revelou à revista Harper’s Bazaar, cinco massagens que podemos fazer em casa.

1.    ‘MASSAGEM CARDÍACA…NA CABEÇA’

A especialista explica que é necessário formar um arco entrelaçando os dedos para “bombear” as mãos, como se fosse o movimento de um coração que se contrai e relaxa, para 10 repetições em diferentes áreas da cabeça: primeiro apenas entre o pescoço e o crânio. Em segundo lugar, na parte superior do crânio. Por fim, na área mais próxima da testa. A chave é fazer a pressão com as almofadas que temos na ponta do polegar e do dedo mindinho, o resto da mão é oca, os dedos fazem resistência ao movimento firme.

2. ‘MASSAGEM SUAVE SIMPHONY’

Esta técnica consiste em simular tocar piano com a ponta dos dedos apoiada em três partes do crânio: primeiro, no dorso, contraindo e relaxando os dedos para 10 repetições. Segundo, nos lados e terceiro, no topo com os dedos do meio quase unidos e as mãos em cada lado.

3.    ‘MASSAGEM COM PINÇA’

Neste exercício começamos por juntar os dedos para baixo e bombear para dentro, fechando os pulsos suavemente massajando o couro cabeludo para trás, começando na linha do cabelo, depois ao longo dos lados e terminando no osso occipital (perto da nuca) durante 10 repetições em cada área.

4. ‘MASSAGEM DE ALISAMENTO COM GUA SHA’

Utilizando a pedra Gua Sha, deslizamos a parte alongada da pedra desde a linha média do cabelo, descendo toda a cabeça, chegando até ao pescoço criando quatro “ligações” com cinco repetições em cada uma: do topo da cabeça, para a frente, para trás e de cada lado.

5. ‘MASSAGEM ZIG-ZAG COM GUA SHA’

Com a ponta arredondada da Gua Sha, desenhar um ‘Z’ em quatro partes da cabeça e realizar cinco repetições em cada uma, começando pela linha do cabelo. Primeiro o topo, depois os lados e depois a parte de trás do crânio.