Peito grande: do desconforto às consequências para a saúde

O tamanho do peito é um fator que pode trazer desconforto e até consequências para a saúde, como explica a fisioterapeuta Patrícia Rodrigues ao Womanlife.

A condição de saúde conhecida como hipertrofia mamária ou macromastia, pode levar a problemas posturais, dor nas costas e no pescoço, bem como outros desconfortos físicos. Estas consequências são mais comuns em mulheres com peitos grandes e pesados.

Quais as principais consequências físicas de ter o peito grande? É possível que as mulheres com peitos muito grandes tenham alguns problemas decorrentes

dessa situação. Podemos destacar as seguintes:

1. Dores nas costas e no pescoço: O excesso de peso dos seios pode sobrecarregar os músculos das costas e do pescoço, resultando em dores crónicas e em desconforto.

2. Má postura: Para compensar o peso extra na frente, muitas pessoas com seios grandes tendem a adotar uma postura curvada para a frente. Essa postura desalinhada pode levar a problemas posturais, como sifose ou lordose, e causar mais dores nas costas.

3. Irritação da pele: A fricção constante entre a pele abaixo dos seios junto do sutiã pode causar irritação e erupções cutâneas, especialmente se a área permanecer húmida.

4. Má circulação: O peso dos seios pode comprimir os vasos sanguíneos e dificultar a circulação adequada, levando a problemas como inchaço nas mãos e nos braços.

5. Dificuldade na prática de atividades físicas: Ter o peito grande pode dificultar a participação em certos desportos ou em exercícios de alto impacto, pois o movimento excessivo dos seios pode ser desconfortável e doloroso.

O que fazer?

No caso de sofrer com algum dos problemas descritos acima, no caso de serem provocados por uma hipertrofia mamária, há vários tratamentos para si. Exemplos:

1. Usar sutiãs de suporte: o uso de um sutiã adequado e bem ajustado pode ajudar a reduzir o desconforto e a dor, proporcionando um suporte adequado aos seios.

2. Realizar exercícios de fortalecimento: Procure fortalecer os músculos das costas, dos ombros e do peito com o propósito de melhorar a postura e reduzir a sobrecarga nas costas. Um fisioterapeuta pode recomendar exercícios específicos para aliviar a dor e fortalecer os músculos afetados.

3. Perder peso: Em alguns casos, a perda de peso pode reduzir o tamanho dos seios, aliviando a pressão nas costas e no pescoço.

4. Toma de medicamentos específicos: Nos casos mais extremos, em que a dor e o desconforto são graves, pode falar com o seu médico, para que possa receitar medicamentos capazes de aliviar os sintomas, como analgésicos ou anti-inflamatórios.

5. Realizar cirurgia de redução de mama: Nos casos mais graves, em que as medidas não cirúrgicas não proporcionam alívio adequado, a cirurgia de redução de mama, também conhecida como mamoplastia redutora, pode ser uma opção. Este procedimento cirúrgico envolve a remoção do excesso de tecido mamário para reduzir o tamanho e o peso dos seios.

Caso tenha seios grandes e sofra de alguns dos problemas descritos neste artigo, consulte um profissional de saúde antes de realizar algum dos tratamentos acima.

Texto da autoria de: Patrícia Rodrigues, fisioterapeuta e proprietária da Sementes d’Amor