Como controlar a fome noturna?

Damos-te algumas dicas para evitar a fome depois do jantar.

Ter fome depois do jantar é comum para muitas pessoas, mas comer a horas tardias não é um hábito saudável porque a tendência é que se coma e a seguir vá para a cama. Dessa forma, não há a oportunidade de queimar as calorias nem tempo de fazer a digestão.

Aqui estão 8 dicas para controlar a fome fora de horas, segundo o blog de bem-estar, ‘VivaBem’.


Ter uma boa rotina alimentar

Estabelecer horários fixos e não ‘saltar’ refeições é importante para termos hábitos regrados, que ajudam a diminuir a fome no final do dia.



Planear refeições

Planear as refeições que vamos comer pode ser um bom truque, porque assim controlamos melhor o que comemos e escolhemos alimentos ricos em proteína e fibra para nos saciarem bem a fome, e não carboidratos refinados, açucares ou gorduras.



Reconhecer a ansiedade/stress

Ter noção que quando estamos mais ansiosas ou stressadas comemos de forma mais descontrolada, no entanto, ajuda saber que o fazemos. Para pensarmos antes de comer desmedidamente.



Bons hábitos de sono

Quem dorme pouco – menos de 8 horas por noite – fica mais cansado e o cansaço também resulta no consumo mais descontrolado de alimentos, normalmente com mais calorias de forma a obter mais energia e prazer. Este consumo de calorias afeta as hormonas relacionadas com a regulação do apetite.


Exercício físico

Praticar exercício ajuda a controlar a fome e inibe o apetite e fazê-lo ajuda a controlar a qualidade do sono e sintomas ansiosos ou mesmo depressivos.


Evitar comprar comida pouco saudável

Ou seja, doces ou salgados processados. Quanto menos tivermos em casa, menos os comemos de madrugada quando temos fome. E se tivermos, podemos optar por fruta, iogurte ou bolachas integrais.



Beber mais água

Segundo o blog, falta de água no organismo é muitas vezes confundida com sensação de fome, por isso, podemos sempre optar por beber água antes de ‘atacar’ o frigorífico para nos certificarmos que temos mesmo fome.



Mudar alguns hábitos

Há certas atividades que parece que sabem melhor com a companhia de comida como ver um filme com pipocas ou qualquer outra atividade. No entanto, se conseguirmos desassociar as atividades a comida, ajuda.