8 Alimentos ricos em proteína que todas as dietas devem incluir

A proteína é indispensável para o bom funcionamento do organismo.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, as proteínas alimentares são importantes para a “a estrutura, função e regulação das células, tecidos e órgãos do corpo” e cada proteína tem funções próprias. São ainda essenciais para a “formação de enzimas, hormonas e anticorpos”.

Ou seja, contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo, coração, pulmões, sistema nervoso e, para além de todas estas funções indispensáveis, são ainda uma grande fonte de energia.

Frango

É um grande fornecedor de proteína, uma vez que fornece todos os aminoácidos essenciais – os reguladores do sono, do humor, do desempenho físico, entre outros.

Pescada         

Também a pescada oferece os aminoácidos essenciais, tem um elevado valor nutricional e contém vitamina D, B12, potássio, fósforo e selénio.

Atum  

Para além de proteínas, vitaminas e minerais, também é rico em ácidos gordos como ómega-3, que é essencial na saúde cardiovascular.

Leguminosas 

Feijão ou grão-de-bico são alimentos tão ricos em proteína e hidratos de carbono que podem funcionar como substitutos de peixe ou carne. O seu teor de fibra, vitaminas e minerais também são benéficos na saúde cardiovascular.

Laticínios       

Ovos, leite, iogurte ou queijo são excelentes fontes de proteína. No entanto, devem ser consumidos moderadamente porque alimentos tão ricos em proteína normalmente estão relacionados com colesterol elevado.

Tofu   

Tem bastante proteína e é a melhor opção para quem segue uma dieta vegan e não come proteína animal.

Edamame      

São vagens de soja antes de amadurecerem e estão no topo da lista das proteínas vegetais. Para além de terem um teor de gordura baixa, ajudam a reduzir o colesterol.